Brazil mailing list archives

brazil@odoo-community.org

Avatar

Re: Dúvida Odoo 9

by
alessio
- 09/04/2016 21:37:20
Boa tarde a todos, 

     Obrigado pelas respostas do Rodrigo e do Danimar, 
  
     A julgar pelas observações estou pensando em usar o 9. Isso porque não é um ambiente de produção e posso tentar formar colaboradores para o projeto, migrando módulos que forem do interesse deles.
     Como o repositório oficial é o OCA, vou passar a utilizar-lo. 
  
    Como estamos numa primeira fase, gostaria de alguns esclarecimentos básicos.

    Imagino que módulos de contabilidade são mais complexos, e não sei se entraremos agora neste mérito, mas os módulos básicos já estão mudados. É simples ajustar os módulos como de localização de "Campos" como CPF, utilização de CeP do correios pro 9? ou isso já está rodando.

   Vi nos repositórios server-toos, l10n-brazil, alguns módulos que são ditos como instaláveis mas não migrados. Sera aconselhável já instalar estes módulos? Alguma sugestão de um módulo básico não migrado que os meninos poderiam dar uma olhada?

 Abraço.
    

Em qui, 7 de abr de 2016 às 00:21, Danimar Ribeiro <danimaribeiro@gmail.com> escreveu:
Boa noite Alessio,
Espero que consiga formar uns desenvolvedores para ajudar na localização :)


1- sem previsão ainda, a parte mais complexa de mudar é em relação ao modulo account.

2 - migração é um pouco complicado sim,  tem que entender como era e como ficou, então precisa ter mais experiência, claro que tem alguns módulos básicos que eh só mudar a versão e ta funcionando.

3 - para produção tem que ser 8, para te testes pode usar 9.

4 -,repositório oficial seria da oca, mas claro que os repositórios das empresas são corrigidos bugs mais rapidamente.

5 - os módulos são migrados conforme a necessidade de quem precisa, como é open source depende da vontade de cada desenvolvedor, os módulos da oca como tem mais desenvolvedores avançam mais rapidamente a migração.

Em relação a migração, a trustcode ainda vai demorar uns 6 meses para começar a usar a 9. Pretendemos ajudar a estabilizar bem os boletos que a kmee desenvolveu, temos umas melhorias a publicar da nfe, e importação de XML, depois disso vamos  começar com a  9.
Enquanto isso estou ajudando em alguns reviews na OCA e também revisando tradução no transifex.
Ou seja tem bastante coisa para seus alunos fazerem.

Em relação ao item 6, testem bastante o odoo antes, aprendam a desenvolver módulos, estudem a parte contábil dele que da algumas dores de cabeça hehe, depois sim comecem a instalar e oferecer o mesmo.


Eu já participei de uma empresa Júnior, sei um pouco como é, se quiserem fazer um hangout uma hora dessas fico a disposição. Mas só semana q vêm em diante hehe.

De: Aléssio Miranda
Enviada em: 06/04/2016 22:01
Para: Brazil
Assunto: Dúvida Odoo 9

     Meu nome é Aléssio, sou professor de computação/empreendedorismo em uma universidade federal no interior de minas (Cefet-MG) e estou analisando de criar um projeto usando Odoo com os alunos da Empresa Júnior mas estou com uma dúvida.
    Eu iria usar o Odoo 9 que é a última versão do sistema, estou estudando a parte fiscal para auxilia-los. Mas vi que a maioria dos módulos da Localização brasileira ainda não tem suporte à versão 9, a documentação está bem descrita para a versão 8.
     A idéia é que a empresa júnior em associação com uma disciplina, tente implantar o Odoo dentro de pequenas empresas da região.

    1) Vocês tem uma previsão da versão 9 funcionar corretamente junto com NF-E e parte fiscal Brasileira? 
    2) A migração dos módulos é complicada, (Pois talvez os alunos poderiam fazer trabalhos na migração)
    3) Como é uma disciplina/projeto seria implantar o odoo e testar a parte fiscal junto com empresas seria melhor usar o Odoo 8? ou pode-se usar o odoo 9?
    4) Qual repositório inicialmnete seria mais atual? Oca? Trust-Code? Kmee?
    5) Eu vi que existe uma versão do Server-tools etc, e alguns módulos já sendo migrados para o 9.. Em que estágio eles estariam? Qual as coisas boas de usar estes módulos pré migrados e oque que realmente faltaria em relação ao 8.
    6) Provavelmente vamos implantar o odoo em alguns restaurantes pequenos ou bares que tem na região ou prestação de serviço.

     Meu interesse é fazer uma análise de um Software Open Source como solução de ERP para pequenas empresas comerciais, nos pontos fiscais, internface etc.

Aguardo estas perguntas iniciais.

_______________________________________________

_______________________________________________
Mailing-List: http://odoo-community.org/groups/brazil-12
Post to: mailto:brazil@odoo-community.org
Unsubscribe: http://odoo-community.org/groups?unsubscribe

Reference